Conecte-se conosco:

Notícias

Rios mais baixos exigem cuidados adicionais na navegação de lazer em Manaus

O Lago Tarumã, na zona oeste da cidade, é um dos principais pontos de atração de passeios náuticos e concentra a maioria das marinas da cidade e também o maior números de acidentes náuticos

Em outubro, historicamente, o nível da água do Rio Negro, em Manaus, alcança sua cota mais baixa, em razão do regime das cheias e vazantes. A maior vazante foi registrada em 2012, no dia 24 de outubro.

O Lago Tarumã, na zona oeste da cidade, é um dos principais pontos de atração de passeios náuticos e concentra a maioria das marinas da cidade.

A região também tem concentrado o maior números de acidentes náuticos, como colisões, até com vítimas fatais. E também concentra o maior número de flutuantes de lazer do Amazonas, incluindo os privados e os restaurantes e bares.

Além disso, concentra a práticas de esportes aquáticos, aumentando os riscos de acidentes.

Em 2019, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) registrou 20 ocorrências de acidentes no rio e lagos em Manaus. De janeiro a junho de 2020 foram seis acidentes. E o Lago Tarumã concentrou mais da metade das ocorrências.

Em função da vazante, quando a área de navegação diminui e concentra o tráfego náutico, as autoridades recomendam cuidado redobrado, tanto para evitar colisões quando batidas em pedras e banco de areai submersos.

Por isso, a Marinha recomenda que os comandantes de embarcações fiquem atentos à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), Lei no 9.537/1997 e as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), para evitar os acidentes.

Os comandantes devem estar habilitados e verificar a documentação das embarcaç’ões, o material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação.

Em Manaus, a Marinha ressalta que a população pode denunciar irregularidades por meio dos seguintes telefones: (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, e, ainda, pelo número 185, canal da Marinha específico para Emergências Marítimas/Fluviais.

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Manaus Náutica. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou difamação.

Faça um comentário

Leia também...

Curta Nossa Fan Page

© 2019-2024 Manaus Náutica - Todos os direitos reservados.

Connect