Conecte-se conosco:

Notícias

Aplicativo gratuito Navseg permite monitorar embarcações em tempo real

O aplicativo virtual foi lançado de forma simultânea em Manaus, no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Natal, Belém, Rio Grande do Norte, Ladário, no Mato Grosso do Sul, e no Distrito Federal.

Começou a funcionar o aplicativo gratuito Navseg, que tem como objetivo dar mais segurança para os condutores e passageiros de embarcações no Brasil. A ferramenta pretende monitorar todas as embarcações que estiverem navegando no país. O sistema pode acelerar procedimentos de busca e resgate oferecidos pela Marinha.

O aplicativo virtual foi lançado quarta-feira (13/09) de forma simultânea no Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Salvador, Natal, Belém, Rio Grande do Norte, Ladário, no Mato Grosso do Sul, e no Distrito Federal.

Captura de Tela 2023 09 17 as 18.49.32 300x188 - Aplicativo gratuito Navseg permite monitorar embarcações em tempo real - manaus náuticaDesenvolvido em parceria entre o Ministério do Turismo e a Marinha do Brasil, o app pretende otimizar as ações da Marinha no aumento da segurança da navegação, especialmente para a proteção de embarcações de esporte e de recreação.

O Navseg também pode ser utilizado por condutores de embarcações de pequeno e médio porte, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga.

A ferramenta virtual usa o sinal da rede de telefonia celular para acompanhar a posição em tempo real dos barcos que utilizam a plataforma, permitindo que todos os dados sejam monitorados pela Capitania dos Portos mais próxima durante todo o período de navegação.

Para utilizar o aplicativo, o usuário precisa baixar o Navseg, cadastrar os dados do condutor e da embarcação, registrar o plano de viagem e compartilhá-lo quando for navegar.

Para as autoridades marítimas, o aplicativo vai ser fundamental para uma rápida resposta em caso de acidente ou necessidade de socorro.

“Nos últimos dois anos e meio foram mais de 200 eventos de busca e resgate em que a Marinha teve que mobilizar todos os seus meios, como helicópteros, navios, lanchas, drones, equipes em terra. E aquilo significa vidas em perigo, que merecem toda atenção. Então, em parceria da comunidade náutica e marítima, a Marinha do Brasil vai minimizar muito o tempo de reação para encontrar a embarcação, passageiro e condutor em perigo no mar por meio desse aplicativo”, comentou o vice-almirante Salguerinho.

Com o Navseg instalado, a Marinha poderá identificar e localizar mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar o envio do socorro.

O aplicativo também pretende substituir o “Aviso de Saída”, documento que contém o plano de viagem da embarcação e era elaborado de forma presencial junto ao Iate Clube, Marina ou Capitania, conforme o caso.

Segundo um levantamento feito pela Marinha do Brasil, atualmente, existem mais de 900 mil embarcações em todo Brasil.

Desde 2021, foram registrados mais de 218 acidentes que precisaram de operações de busca e resgate.

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Manaus Náutica. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou difamação.

Faça um comentário

Leia também...

Curta Nossa Fan Page

© 2019-2024 Manaus Náutica - Todos os direitos reservados.

Connect