Conecte-se conosco:

Notícias

Confira dicas de navegação para iniciantes que querem se aventurar com segurança

Tire suas dúvidas com quem conhece o caminho e/ou a região. É melhor perguntar antes do que arriscar ter que pedir socorro depois.

Comprou um barco, estudou, tirou a carteira de arrais amador, mas ainda está com dúvidas de navegação? Então aproveite para ler algumas dicas antes de se aventurar no mundo náutico.

Sempre se informe, antes do passeio, sobre o local para onde vai. Tire suas dúvidas com quem conhece o caminho e/ou a região. É melhor perguntar antes do que arriscar ter que pedir socorro depois.

Verifique a situação. Não corra o risco de sair e não poder voltar, ou até de encalhar.

Nunca passe com velocidade em locais onde tenham barcos parados.

Tenha certeza de que todos os passageiros estão sentados antes de acelerar. Se não, você corre o risco de machucá-los, ou até de derrubá-los no mar.

Nos canais, fique sempre a boreste (ou estibordo, direita). Estes locais são que nem ruas de mão-dupla, com dois sentidos.

Se for andar em um veleiro, lembre: os mastros são altos e é necessário ficar atento a pontes e cabos.

Os grandes navios são incapazes de fazer manobras rápidas e até de ver barcos pequenos. Assim, passe longe deles.

Desvie dos barcos a remo, afinal, uma onda pode virar um tsunami para eles.

Se rio estiver muito agitado e o barco, incontrolável, navegue com um ângulo de 45 graus em relação ao vento e às ondas, que fica mais seguro.

Nas áreas de esportes, tenha respeito e seja educado. Afinal, pode significar uma vitória ou derrota para eles.

Caso queira dar o passeio durante a noite, diminua a velocidade.

De noite, é mais fácil o piloto enxergar o que está do lado de fora do barco quanto mais escuro estiver a bordo. Para iluminar o posto de comando, use luzes vermelhas. Elas são as que menos ofuscam.

Distribua o peso a bordo, para não prejudicar a estabilidade do barco. Quanto menor o barco, mais importante é a distribuição das pessoas.

Se o motor apagar, ancore com a proa voltada para as ondas. Assim, a entrada de água pela popa é evitada.

Um inflável é ótimo, pois não afunda. Mas lembre-se: se ficar sobrecarregado, pode virar ou até capotar.

Caso esteja pilotando pequenas lanchas ou jets, utilize o corta-circuito preso ao pulso. Caso você caia na água, ele desliga o motor e evita acidentes.

Se alguém quiser esquiar, encarregue outra pessoa a ficar orientando. Assim, o piloto não precisa ficar olhando para trás e deixando de ver o que há pela frente.

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Manaus Náutica. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou difamação.

Faça um comentário

Leia também...

Curta Nossa Fan Page

© 2019-2024 Manaus Náutica - Todos os direitos reservados.

Connect