Seja para comprar a primeira embarcação, seja para trocar a antiga por uma nova, os grandes eventos náuticos representam excelentes oportunidades de negócios. Em um único local, os principais expositores apresentam as grandes novidades do setor, em espaços desenhados para prestar todas as informações necessárias para a melhor tomada de decisão.
Em setembro, os consumidores que moram em São Paulo e nos arredores, ou estão dispostos a visitar a maior metrópole do Brasil para acompanhar as novidades do setor, terão a chance de fazer uma imersão no mercado náutico.
Entre os dias 21 e 26, o São Paulo Expo recebe a 26ª edição do São Paulo Boat Show. O maior evento náutico da América Latina tem projeção de gerar mais de R$ 500 milhões em negócios e atrair um público de 36 mil pessoas.
Serão 150 embarcações em exposição, de diversos tamanhos, desde opções de entrada até grandes modelos de luxo. Haverá também a apresentação de produtos diferenciados, como barcos em forma de carro, bicicleta aquática, casa flutuante e pranchas elétricas, além de soluções em tecnologia embarcada, decoração e serviços gerais.
Um dia antes do evento e no dia de abertura, acontecerá o 8° Congresso Internacional Náutica, com presenças de autoridades e convidados que vão debater os investimentos e estratégias do turismo das águas.
A edição de 2023, que vai contar com mais de 50 lançamentos de embarcações (um terço do total de barcos expostos), tende a reforçar ainda mais o bom momento deste mercado, já que, somado ao Rio Boat Show e Marina Itajaí Boat Show, as três feiras representam uma importante plataforma de vendas e lançamentos de produtos e serviços da indústria náutica brasileira.
Na edição de São Paulo que acontece em setembro, será registrado um número recorde de marcas expositoras para os padrões pós-pandemia: mais de 140 confirmadas. “Conciliamos produtos e soluções em terra, água e ar, em um ambiente único”, detalha a diretora geral da Boat Show Eventos, Thalita Vicentini.
Empregos
O Boat Show é estratégico para o desenvolvimento da indústria náutica no país e geração de empregos. Afinal, 70% das vendas de embarcações novas no país acontecem nos eventos Rio Boat Show, Marina Itajaí Boat Show e São Paulo Boat Show.
“Sabemos da nossa responsabilidade como agentes capazes de impulsionar os negócios no setor”, explica Vicentini. “Muitos estaleiros esperam pelos eventos para lançar novos modelos. Sabem que este é um espaço privilegiado para o mercado apresentar, em um só local, as principais novidades do setor”.
Considerando o impacto positivo destes encontros, que somados geram cerca de $ 1 bilhão em geração de negócios, a Associação Brasileira de Barcos e Seus Implementos (Acobar) projeta que este ano o mercado náutico atinja um patamar recorde com 120 mil postos de trabalhos no Brasil, entre diretos e indiretos.
“A pandemia levou o mercado de embarcações crescer no país. Agora vivemos um momento de estabilização e consolidação. Mas ainda há muito espaço para crescer, especialmente quando se pensa nas dimensões do litoral nacional e das áreas de água doce no interior do país”, avalia Vicentini.
Mais
Entre as atrações da edição deste ano, destaque para o 2º Náutica Talks, que contará com palestras de nomes renomados sobre experiências náuticas e assuntos técnicos. Destinos Náuticos importantes no país também estarão no evento e apresentarão ao público suas infraestruturas e belezas naturais, como as cidades de Ilhabela e Florianópolis e os estados de Paraná e São Paulo.
Já no “Espaço dos Desejos”, grandes marcas de luxo vão apresentar seus produtos, como a Audi Helicópteros e a Porsche. O empreendimento baiano Kiaroa Eco Luxury Resort também já confirmou presença no São Paulo Boat Show.
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, em Angra dos Reis, um espaço que proporciona experiências exclusivas.
O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
Os ingressos para o São Paulo Boat Show 2023 estão disponíveis no site do evento.