O barco elétrico modelo C-8, da empresa sueca Candela, fez um percurso de 777 quilômetros ao redor de Estocolmo (Suécia) em 24h e quebrou o recorde da canadense Voltari Electric, que percorreu 146 quilômetros com uma única carga entre a Flórida (EUA) e as Bahamas, no Caribe.
A embarcação possui autonomia de 106 quilômetros com uma única carga e, segundo a marca, atinge uma velocidade de cruzeiro de 37 km/h. Para concluir o percurso em tempo recorde, os navegadores alternaram corridas de 45 minutos a uma velocidade máxima de aproximadamente 50 km/h entre cargas, por 24 horas.
Para além do recorde, a embarcação mostra que os barcos elétricos vieram para ficar também por outro motivo muito relevante: a diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO2). No trajeto pelas vias navegáveis interiores ao redor de Estocolmo, o C-8 emitiu 17 quilos de CO2, 99% a menos que um barco comum teria emitido — cerca de quase dois mil quilos.
Para quebrar o recorde, o barco elétrico C-8 partiu do porto de Frihamnen, em Estocolmo, elevando-se acima da água. Para isso, a embarcação utiliza hidrofólios retráteis — estruturas semelhantes a asas — que impulsionam o desempenho e a eficiência do barco, além dos hélices contra-rotativas duplos.
Alimentada pela Polestar, a embarcação utiliza o mesmo pacote de bateria de 69 quilowatts-hora do Polestar 2, um fastback elétrico. Com ela, a Candela afirma que o C-8 é o barco elétrico de maior autonomia no mercado por uma ampla margem. Para quebrar o recorde mundial, barco usou carregamento rápido em corrente contínua (DC), graças à bateria móvel Voltpack da Northvolt e ao carregador Plug.
O custo total de eletricidade para completar o percurso foi de US$ 127 (aproximadamente R$ 640 com valores convertidos em setembro de 2023), enquanto num barco convencional, movido a combustíveis fósseis, o valor teria sido de US$ 1.483 (cerca de R$ 7,5 mil), de acordo com a marca.
Quanto ao valor do barco elétrico, seu preço parte de US$ 395 mil (aproximadamente R$ 2 milhões, sem considerar impostos).