A Volvo Penta esteve na 24ª edição do São Paulo Boat Show apresentando seu sistema Assisted Docking. Trata-se nada mais nada menos que um novo sistema de atracação de barcos que compensa algumas forças de elementos externos e permite que você possa navegar em áreas estreitas com maior precisão. Na ocasião, os visitantes do estande da marca puderam testar o sistema. As informações são da Revista Náutica.
Combinando automação com controle, o Assisted Docking fornece facilidade para navegantes experientes e iniciantes aprendendo como atracar um barco. O sistema ajuda a manter o curso pretendido pelo capitão, que deve estar sempre ao leme e no controle da embarcação.
O sistema de ancoragem assistida dá ao capitão melhor controle ao atracar um barco, automatizando suas intenções, compensando algumas variáveis dinâmicas, como vento e corrente, e ajudando a embarcação a permanecer no curso pretendido.
O sistema Assisted Docking integra uma camada de software desenvolvida internamente com o Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS da empresa e Sistemas de Desempenho Inboard (IPS) proprietários para um pacote completo incluindo HMI (interface homem-máquina) no leme, eletrônicos através do motor, propulsão sistemas e sensores e poder de processamento de navegação avançado para uma experiência de navegação muito mais fácil, mesmo em condições difíceis.
Como atracar um barco com o sistema
O sistema consiste no joystick que controla a direção e na antena do Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS para saber a posição e o rumo exatos. O capitão manobra a embarcação com o joystick – informando assim o sistema em que direção ele deve seguir e em que velocidade.
Se você mover o joystick para frente, o sistema traça um caminho direto do barco e o barco começa a seguir uma linha reta com a velocidade indicada. O sistema de ancoragem do barco também leva em consideração certas forças externas (ou seja, vento, correnteza) e o sistema EVC – atualizado com software desenvolvido internamente – compensa para garantir que o barco siga as intenções do capitão. Ele faz isso calculando os ângulos de propulsão e o empuxo e, em seguida, atua na deriva e move o barco de volta ao curso pretendido.
As principais características do sistema de ancoragem de barcos são: movimentação em linha reta sem compensação manual, parada, funcionalidade de manobra lenta, rotação em torno de um ponto fixo, micro reposicionamento e alinhamento e impulso lateral para ancoragem lateral.
A filosofia ‘Easy Boating’ da Volvo Penta é tornar a navegação mais simples, agradável e acessível a mais pessoas.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.