Conecte-se conosco:

Notícias

Tribunal Marítimo mostra imprudência em acidentes no Amazonas

A segunda edição do `Boletim de Acidentes Julgados no Tribunal Marítimo`, dos casos julgados no último trimestre, mostra imprudência como causa de acidentes náuticos no Amazonas.

De acordo com o boletim, no abalroamento entre duas embarcações de alumínio, em 2014, no Paraná do Aduacá, no município de Nhamundá (AM), que matou uma pessoa e deixou três outras feridas, nenhuma dos condutores era habilitado ou familiarizado com as regras de navegação.

Em Manaus, em 2013, a morte de um mergulhador para colocação de defensas na ponte do Rio Negro, por embolia gasosa, foi causada por falta de equipamento regular, em total desobediência às normas de segurança.Além disso, o profissional não era habilitado. No exercício da atividade de mergulho devem ser rigorosamente seguidas as prescrições previstas, o que, em caso contrário, fica comprometida a segurança do pessoal empregado na atividade.

Ainda em Manaus, em 2017, a queda de um veículo na água, na área do Porto do Demétrio, no bairro Colônia Oliveira Machado, com uma morte por afogamento, a pesssoa, segundo o Tribunal Marítimo, estava alcoolizada e provocou o acidente intencionalmente. A recomendação é que, nas embarcações de travessia o controle dos veículos embarcados deve ser rigoroso, de modo a evitar que seus proprietários ou passageiros permaneçam no seu interior e venham manobrá-los depois de totalmente estacionados. A colocação de calços nos veículos estacionados é fundamental.

O boletim leva ao conhecimento das comunidades marítima, náutica e portuária uma síntese dos principais casos julgados, após análise dos acórdãos e foi lançado no último dia 15.

Desta forma, os navegantes, homens e mulheres que utilizam embarcações em atividades profissionais ou de lazer, podem tomar conhecimento de acidentes, suas causas determinantes, ensinamentos colhidos e recomendações aos navegantes, bem como ações que poderiam ter sido tomadas para evitar, principalmente, a perda de vidas humanas.

O boletim está disponível na página do Tribunal Marítimo, na internet.

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Manaus Náutica. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou difamação.

Faça um comentário

Leia também...

Curta Nossa Fan Page

© 2019-2024 Manaus Náutica - Todos os direitos reservados.

Connect