A Prefeitura de Manaus inaugurou opíer turístico para movimentar toda a rede de atrações, embarques, desembarques, negócios, lazer e turismo no centro histórico da cidade. A inauguração do novo espaço foi realizada, na manhã deste domingo (09/06), pelo prefeito David Almeida.
Localizado no início da avenida 7 de Setembro, saindo do mirante Lúcia Almeida, o píer turístico “Manaus 355” é mais uma obra arquitetônica projetada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e que faz parte do programa “Nosso Centro”. De acodo com o prefeito, a estrutura visa atrair diversas atividades e incentivar o turismo, aproveitando o potencial da paisagem natural e de cidade turística.
De acordo com o Implurb, o píer é uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e para atender pacotes fluviais no Centro e entorno. A construção da estrutura foi feita em um estaleiro na zona Oeste e envolveu um total de três frentes de obras, incluindo o porto, as pontes e as poitas. A estrutura também conta com 14 poitas para ancoragem.
O píer tem um atracadouro principal e três pontes de acesso ao Mirante. O atracadouro flutuante mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. A maior ponte tem 75 metros e 160 toneladas, e os outros dois flutuantes de apoio para a ligação do atracadouro têm as medidas de 18 metros por 12 metros, pesando 62 toneladas cada.
Segundo a prefeitura, toda a operação turística que envolve a hidrografia da Amazônia chegará e partirá deste píer turístico. Ele terá a função de dar um suporte adequado, com segurança e com conforto para as operações do turismo em Manaus, além da integração imediata ao mirante Lúcia Almeida e todas as atividades no largo de São Vicente.