O mercado náutico está com tendência por barcos menores, apontou pesquisa do Mercado Livre Classificados, realizada pela Nicequest, com 2.534 pessoas, no período de 1 a 30 de março de 2017, em todas as regiões do Brasil. A maioria dos entrevistados (63%) tem embarcações com até 20 pés, percentual que era de 57% em 2016. Já o número de donos de barcos acima de 20 pés diminuiu: eram 44% em 2016 e somaram 38% em 2017.
Mesmo com a crise, o número de proprietários de barcos novos neste ano subiu de 32% para 38% na comparação com 2016. “Pela primeira vez, os usuários da nossa plataforma estão preferindo comprar barcos novos e menores”, ressalta Caio Ribeiro, diretor do Mercado Livre Classificados.
O valor a ser investido na compra ou na troca da embarcação é de até R$ 50 mil para 59% dos respondentes e de mais de R$ 50 mil para 28%. Entre os brasileiros que não possuem um barco (54% da amostra), 71% disseram que pretendem comprar uma embarcação no prazo de dois anos. Entre os entrevistados que já possuem um barco (46% da amostra), 49% desejam trocar de barco dentro de dois anos.
A maior parte dos donos de barcos (41%) é jovem – tem até 40 anos, enquanto 24% têm entre 41 e 50 anos e 35% têm 51 anos ou mais. Outro dado curioso é que a metade dos que já possuem um barco ou que pensam em comprar mostram interesse em acessórios de luxo.
O estado de conservação (94%), a disponibilidade de peças no mercado (87%) e o preço (84%) são os três aspectos mais importantes para os interessados em comprar, vender ou trocar seu barco. Quanto à utilização, 53% usam o barco no mar. Rios e represas estão empatados com 21%.
Processo de compra e venda
No processo de compra e venda, os classificados online são usados para comparar preços (98%), pesquisar marcas e modelos (97%) e buscar lojas físicas (80%).
A compra de um barco pela internet foi positiva para 95% dos entrevistados. As razões para comprar pela web foram mais variedade (38%), preço (31%) e comodidade (24%).
As marcas e modelos dos sonhos mais indicadas pelos internautas são Fibrafort (15%), Fishing (13%), Intermarine (10%), Azimut (7%) e Ferretti (6%)
O levantamento foi realizado com respondentes das regiões Sudeste (57%), Sul (19%), Nordeste (12%), Centro Oeste (7%) e Norte (4%).