Conecte-se conosco:

Mercado

25ª edição do São Paulo Boat Show tem expectativa de movimentar R$ 300 milhões

Apenas em 2021, R$ 2 bi circularam no país, com cerca de 70% das vendas de embarcações sendo realizadas nos eventos Boat Show nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

A 25ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece entre os dias 23 e 28 de setembro. A feira é o principal evento nacional de inovação, conteúdo e vendas dentro do setor náutico. Apenas em 2021, R$ 2 bi circularam no país, com cerca de 70% das vendas de embarcações sendo realizadas nos eventos Boat Show nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Mesmo com a forte crise econômica impulsionada pela pandemia de COVID-19, a busca por barcos de luxo e experiências náuticas cresceram 36% em comparação com o período pré- pandêmico. A expectativa deste ano é de movimentar cerca de R$300 milhões.

Ao longo dos seis dias, o público terá a oportunidade de acompanhar as novidades do setor, além de negociar uma diversidade de produtos ofertados – que vão desde embarcações de entrada, mais acessíveis, como o modelo Lancha Mestra 160 Fishing, de 16 pés, com motor de popa de 50 hp, ideal para pesca, que custa aproximadamente R$ 79 mil; até barcos altamente tecnológicos, como o Intermarine 24M, de 81,3 pés, com motor de 50 hp, avaliado em R$ 36 milhões. Entre as inovações, uma das maiores previstas para a feira é o Sea-Doo Switch, embarcação ainda não comercializada no Brasil, de 21 pés, com capacidade para transportar até 14 pessoas em um deck espaçoso e equipado para esportes aquáticos. Junto aos itens citados, haverá a negociação de diferentes destinos náuticos.

O evento contará ainda com a 1ª edição do Náutica Talks, um circuito com mais de 20 palestras reunindo famosos e grandes nomes do mercado como Michel Icart e Marina Rosa, do canal Motion Me; Iberê Thenório, do Manual do Mundo; Max Fercondini; Carlos Nascimento e Beto Pandiani, programadas para acontecer paralelamente à feira de negócios, trazendo informações e dicas na hora de adquirir uma embarcação, relatos de vivências no mar, temas de serviço e histórias inspiradoras.

Dados do Ministério do Turismo reforçam a capacidade do país enquanto gerador de renda com seus recursos de navegabilidade. São 8 mil quilômetros de costa, mais de 1200 ilhas oceânicas e aproximadamente 35 mil quilômetros de rios e lagos. “Temos o compromisso de ampliar não apenas a acessibilidade ao turismo náutico, mas o conhecimento sobre as oportunidades que esse mercado oferece ao público brasileiro. Hoje representamos somente 0,4% do PIB mundial – especificamente no setor de navegação, um potencial que pode crescer em mais de cem vezes”, comenta Thalita Vicentini, diretora geral do evento.

Assim como na última edição, cerca de 100 marcas expositoras participarão trazendo desde brinquedos náuticos até cotas de compartilhamento de embarcações – que devem partir de pouco mais de R$ 41 mil para cota Prime Share de uma lancha nova de 19 pés. Além das vendas, o Grupo Náutica, organizador do evento, destaca o aumento no investimento de empresas estrangeiras na produção de embarcações e insumos náuticos no próprio Brasil, fomentando a fabricação local.

Para se ter ideia, uma instalação de apoio com 300 embarcações tem impacto direto, indireto e induzido de R$ 141 milhões por ano na economia regional e garante até 780 postos de trabalho, segundo estudo encomendado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Apenas o Boat Show será responsável por 7 mil empregos no evento de São Paulo, com equipe de apoio em toda a cadeia de produção, realização e desmontagem.

As expectativas de crescimento do setor em 2022 giram em torno de 15 a 20% com relação ao ano anterior. “Nós não desenvolvemos apenas uma exposição. Criamos um ecossistema de ações que valorizam um dos maiores mercados em potencial de ascensão do Brasil. Nosso setor pode mudar a realidade de toda uma sociedade e ainda gerar trilhões em faturamento como observamos em países Europeus com 50 vezes menos capacidade náutica”, afirma Ernani Paciornik, presidente do Grupo e idealizador do Boat Show.

Como na edição passada, o público poderá acompanhar o evento virtualmente pelo canal no Youtube do Grupo Náutica e redes sociais do Boat Show, com acesso a entrevistas exclusivas e a tudo que estiver acontecendo e sendo exposto da feira. Paralelamente, também ocorrem o Espaço dos Desejos, que reunirá em primeira mão os bastidores das novidades, luxos e inovações do
mercado aspiracional, e a 7ª edição dos Destinos Náuticos, apresentando as principais regiões turísticas do segmento no país.

Serviço – São Paulo Boat Show 2022
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Jabaquara, São Paulo/SP
Data: 23 a 28 de setembro
Ingressos: R$ 85 público geral | R$ 40 acima de 65 anos | R$ 10 PCD
Site: www.saopauloboatshow.com.br
23 de setembro: 15 às 22h
Demais dias de semana: 13h às 22h
Sábado e domingo: 12h às 22h
28 de setembro: 13h às 21h

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Manaus Náutica. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou difamação.

Faça um comentário

Leia também...

Curta Nossa Fan Page

© 2019-2024 Manaus Náutica - Todos os direitos reservados.

Connect