Conecte-se conosco:

Entretenimento

Parque do Jaú, no AM, está entre os principais destinos para o turismo náutico no Brasil, diz governo

Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo traz dados e informações sobre produtos e experiências e as principais tendências e inovações no segmento.

om cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico do mundo. Na região norte, banhada pelos grandes rios amazônicos, foram mapeados 14 destinos. Entre os destaques está a viagem ao coração do Amazonas no Parque Nacional Jaú.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Jaú possui, aproximadamente, 2,4 milhões de hectares e é uma importante amostra dos ecossistemas amazônicos, localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, ao norte do Estado do Amazonas. Criado em setembro de 1980, por iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a partir de estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), recebeu o nome de um dos maiores peixes brasileiros e também de um dos rios que banha a área – o rio Jaú, um dos muitos afluentes do colossal rio Negro e também o seu principal acesso.

O Ministério do Turismo produziu o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo com foco no turismo náutico, que reúne dados e informações sobre produtos e experiências e as principais tendências e inovações no segmento, que é apontado como um dos principais para a retomada do turismo no país.

“Através deste boletim, que estamos lançando hoje, de Inteligência de Mercado do Turismo, nós estamos, pela primeira vez, fornecendo uma estrutura que organizou o que está acontecendo no turismo náutico”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.. “Já vai servir de um alicerce muito importante para nortear qualquer atividade turística no nosso litoral ou da nossa capilaridade hídrica.”

Turismo Náutico

O documento compila dados e informações sobre produtos e experiências do setor em todas as regiões do Brasil. “O turismo náutico sempre foi o nosso ponto focal devido ao tamanho que ele hoje ocupa, e ao tamanho que ele pode se transformar”, ressaltou o ministro.

Para se ter uma ideia, quando se trata de cruzeiros marítimos, em 10 anos (2009 a 2019), houve um aumento de 68,5% no total de cruzeiristas no mundo, passando de 17,8 milhões para os 30 milhões atuais.

No Brasil, na temporada 2019/2020 de Cruzeiros Marítimos, oito navios fizeram roteiros no litoral do país, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor de turismo e outros, movimentando R$ 2,241 bilhões.

“Precisamos otimizar o turismo náutico, fazer com que saia do patamar estacionário que hoje se encontra e se transforme numa das matrizes mais importantes do turismo no Brasil e da economia”, frisou Gilson Machado Neto.

No turismo náutico, podem ser utilizadas embarcações, que podem ser de pequeno, médio e grande porte. As atividades englobam cruzeiros fluviais e marítimos, pesca esportiva, observação da natureza, competições esportivas aquáticas, banhos de praias de água doce e água salgada, entre outras.

O boletim fez o mapeamento de destinos para Turismo Náutico divididos por regiões.

Região Norte

Na região norte, banhada pelos grandes rios amazônicos, foram mapeados 14 destinos. Entre os destaques estão a viagem ao coração do Amazonas no Parque Nacional Jaú, as visitas às praias de água doce de Santarém e do balneário de Alter do Chão, os campeonatos de kitesurf e surf na pororoca, em Macapá, e a gastronomia paraense em Belém.

Norte

Região Nordeste

Na região Nordeste, são 27 destinos, com destaques para as piscinas naturais de Maceió, Maragogi, Paripueira e São Miguel dos Milagres, em Alagoas; os roteiros Turísticos em Salvador e Ilhéus, na Bahia; temporada de cruzeiros do Recife e a regata internacional ligando o Recife ao paraíso do Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Nordeste

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, são 20 destinos, entre eles estão o passeio de Escuna pelo Lago Paranoá, em Brasília (DF); passeios na Chapada dos Veadeiros, em Goiás; Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso; e Pantanal sul mato-grossense.

Centro-Oeste

Sudeste

No Sudeste, são 24 pontos mapeados. Os principais são passeio pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Região dos Lagos, no estado do Rio, e as atrações do litoral paulista.

Sudeste

Sul

No Sul, são 15 destinos. Em destaque estão as cataratas do Iguaçu e o lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu; passeio pela Laguna dos Patos, no Rio Grande do Sul; e os navios de cruzeiro em Santa Catarina.

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Manaus Náutica. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou difamação.

Faça um comentário

Leia também...

Curta Nossa Fan Page

© 2019-2024 Manaus Náutica - Todos os direitos reservados.

Connect