Foram mais de três meses de uma vazante recorde que impedia a navegação de lanchas e embarcações maiores no Tarumã, afluente do rio Negro, em Manaus. Em novembro de 2024, o rio atingiu sua menor marca em mais de 120 anos de medição. A água voltou, o nível da água subiu e as marinas e atracadouros voltaram a funcionar.
Centenas de donos de lanchas e embarcações maiores de recreio já podem se programar para passeios nas praias e flutuantes da região de Manaus.
Por isto, é preciso verificar todas as providências para não correr riscos nem ficar na mão por causa de problemas no barco.
Anote e confira:
A documentação – Leve a bordo a sua carteira de habilitação aquática; o Título de Inscrição (TIE) e o Termo de Responsabilidade do barco (embarcações de 12 m de comprimento ou menores não precisam apresentar este termo); e, se tiver rádio VHF ou HF/SSB a bordo, a Licença de Estação Rádio.
3. O material de salvatagem – O material de salvamento exigido pela Marinha deve estar em ordem, completo e dentro do prazo de validade, especialmente os extintores de incêndio e os artefatos pirotécnicos. Aproveite para conferir se a âncora e a amarra estão presas ao casco.
4. O combustível – Certifique-se de ter gasolina ou óleo diesel para a ida e a volta, mais um terço do volume do tanque para reserva.
5. O bujão (bueira) – Alguns jets, botes e lanchas têm um bujão (ou bueira) para esgotar a água do porão, quando o barco estiver em terra. O problema é que tem gente que esquece de fechar o bujão depois e, por isso, muitas embarcações já tiveram problemas sérios ao ir para a água. Então, feche o bujão antes de sair!
6. O óleo lubrificante e o líquido do sistema de arrefecimento – Verificar o nível do óleo do motor e do sistema de refrigeração é uma obrigação básica de quem tem um barco.
7. A validade das revisões do motor e gerador – Não saia se a revisão do motor ou do gerador (se for o caso) estiver vencida. É sempre bom ter um selo no posto de comando, e em local bem visível, com a data da última revisão e da próxima.
8. As regras – Não se pode ter dúvidas sobre direito de passagem e orientação das bóias de sinalização, por exemplo. Na véspera do passeio, dedique alguns minutos para reler atentamente os quadros do Ripeam (Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar). Isto é muito importante, assim como saber operar seu gps também é.
9. A programação da navegação – Mesmo que conheça bastante a região onde irá navegar, confira na carta náutica os pontos por onde pretende passar e algumas alternativas na rota.
10. A bebidas e a comida – Não importa o que você prefere beber: leve bastante água, prevendo que seu passeio pode demorar mais que o programado. Comida, incluindo frutas, também é importante para o conforto das pessoas a bordo. Se não tiver geladeira no barco, não se esqueça de providenciar uma boa caixa térmica e gelo.
11. Os outros itens de proteção e conveniência – Leve também: carregador para o celular; uma lanterna e um apito, para chamar a atenção de um eventual barco em rumo de colisão; protetor solar; repelente contra insetos; chapéus; óculos de sol; agasalhos impermeáveis e roupas para proteger dos raios solares; chinelos de borracha; máscara, respirador e nadadeiras.
Sol
Medidas simples, recomendadas pelo Ministério da Saúde, devem ser adotadas na rotina para além do momento sobre as águas.
Aplicar filtro solar meia hora antes da exposição solar e fazer a reposição a cada 2 horas é essencial para manter a pele protegida dos raios UV e evitar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e outras dores de cabeça que a falta de proteção pode trazer.
Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede.
Após a navegação, é recomendado um banho rápido e morno, de preferência com sabonete a base de glicerina, para evitar o ressecamento da pele. Além disso, escolha um hidratante corporal para usar e abusar, já que hidratação nunca é demais!
Mais
Dicas náuticas que todos devem saber para uma navegação segura:
Cheque a manutenção da embarcação
Não conte com a sorte! Esteja sempre com a manutenção em dia, assim como as revisões periódicas. Jamais saia para navegar se suspeitar de algo errado com sua embarcação.
Confira agora um check list que você precisa conferir antes de navegar:
Motor:
Verifique o nível de óleo lubrificante e da água com fluido do radiador e complete o necessário.
Ligue os motores e verifique que os engates de frente e ré estejam funcionando adequadamente e sem ruídos incomuns.
Verifique as correias do motor e da bomba da água se estão íntegras e sem trincos ou ressecamento.
Verifique as mangueiras, se estiverem muito dilatadas, flácidas ao apalpamento ou apresentando trincas de ressecamento externo deverão ser substituídas.
Teste suas bombas de água salgada verificando o nível de aquecimento dos motores.
Caso haja alguma suspeita de que um motor está trabalhando mais aquecido que o outro, verifique se o rotor de borracha não tem alguma das palhetas rompida ou quebrada, retirando a tampa traseira da bomba e visualizando o estado do .motor
Verifique se o copo inferior do seu filtro racor apresenta sujeira ou água. Caso haja, drene o copo pelo registro inferior até sair somente óleo limpo.
Verifique as conexões do tanque com os filtros racor e motor para detectar qualquer vazamento de combustível ou abraçadeira solta, o que pode provocar entrada de ar falsa que deteriora o motor.
Elétrica:
Verifique se as suas baterias estão em bom estado, com os terminais limpos e sem zinabre, e também se estão bem carregadas. Tenha sempre dois circuitos separados, um para a partida e outro para serviço.
Sempre que parar ou ancorar, desligue o circuito dos motores, para que tenha sempre uma bateria com carga para a partida.
Verifique seus instrumentos de painel, luzes de navegação, rádios e outros eletrônicos que tiver instalados para se certificar com o que poderá contar quando estiver navegando.
Teste o funcionamento de suas bombas de porão, pois elas são os alarmes para todos os problemas de alagamento da casa de máquinas.
Eixos e lemes:
Verifique se o selo mecânico ou gaxeta dos eixos e lemes estão com vazamentos, caso esteja vazando, solte a abraçadeira e aumente a pressão entre as duas partes até parar. No caso de gaxeta, solte a contraporca e aperte a porca principal até o vazamento ser reduzido a algumas gotas por minuto.
Garanta que seu bujão de drenagem esteja devidamente apertado.
Zele pelo bem estar de sua tripulação
Na posição de comandante do barco, cabe a você garantir o conforto e a segurança de seus tripulantes.
Confira o material de salvatagem
O material de salvamento exigido pela Marinha deve estar em ordem, completo e dentro do prazo de validade, especialmente os extintores de incêndio e os artefatos pirotécnicos, como os sinalizadores.
Outros itens que podem se tornar profundamente úteis para a navegação são: bússola, binóculos, cordas, radar, ecobatímetro, um kit de ferramentas, apito, alarme geral de emergência e uma lanterna elétrica.
Caso tenha bote ou balsa de abandono verifique se está tudo em ordem com eles também.
Tenha colete Salva Vidas para todos os tripulantes, e use-o de acordo com as classes de emprego
Planeje sua viagem
Seja para navegação fluvial ou marítima, o fator responsável pelo sucesso ou desastre do seu passeio está, sem dúvidas, no planejamento.
Ninguém merece ser surpreendido com o mau tempo ou mar agitado em meio à uma navegação, não é mesmo? Em função disso, se você quer evitar surpresas, nunca se esqueça de consultar as condições climáticas referente à data do passeio.
Quando for navegar muitas horas seguidas, saiba que o melhor horário para sair é antes de o sol nascer, quando o vento normalmente é fraco. E se houver algum problema, você terá o dia inteiro para resolver.
Informe a Capitania dos Portos
Toda embarcação de esporte, lazer e pesqueiros devem informar a Capitania dos Portos sobre o seu ponto de partida, rota e o seu retorno.
Isso não é uma ação obrigatória, mas é uma medida de segurança e tanto em caso de incidentes durante o percurso da embarcação. O intuito é poder localizar e prestar socorro imediato em caso de sinistro ou desaparecimento da embarcação.
Sempre tente distribuir os passageiros e as cargas de forma que seu barco possa cruzar as água facilmente com pouco trabalho.
Nunca saia para navegar com os insumos contados, caso seja necessário prolongar o passeio, você não quer passar por maus bocados, não é mesmo?
Sempre que sair, procure ter seu tanque cheio, caso isso não seja possível, tente ter sempre o dobro do necessário para o passeio ou viagem que planeja fazer.
Certifique-se de ter toda a água doce possível a bordo, ou seja, saia sempre com sua caixa d’água cheia por mais curto que seja o seu passeio.
Mantenha a distância de grandes navios para evitar manobras rápidas
Respeite a lotação máxima da embarcação
Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes
Se beber, passe o timão para alguém habilitado
Mantenha a distância das praias e dos banhistas
Respeite a vida, seja solidário, preste socorro
Não polua as águas